13 julho 2007

PP2007. Costa do Marfim

13 Julho (20:15) É interessante a preocupação da PP2007 com a organização de eleições livres na Costa do Marfim. Critério para toda a África?

"
Declaração da Presidência, em nome da União Europeia, sobre a situação na Costa do Marfim


A União Europeia reitera o seu pleno apoio às autoridades da Costa do Marfim para que prossigam os seus esforços no sentido de promover o processo de paz tal como definido pelo povo marfinense em Ouagadougou.

A União Europeia convida os signatários deste acordo, bem como todos os restantes actores da Costa do Marfim, a empenharem-se activamente na sua aplicação integral e, designadamente, a progredirem nas questões cruciais como sejam a identificação da população, o DDR (desarmamento, desmobilização e reintegração) e a organização de eleições livres, democráticas e transparentes, certificadas pela comunidade internacional.

A União Europeia continuará a acompanhar a Costa do Marfim na via da consolidação da paz e da reunificação, nomeadamente através da sua participação no órgão consultivo internacional de acompanhamento, tal como proposto pelos signatários do Acordo de Ouagadougou.

A Turquia, a Croácia* e a Antiga República Jugoslava da Macedónia* – países candidatos –, a Albânia, a Bósnia e Herzegovina, o Montenegro e a Sérvia – países do Processo de Estabilização e de Associação e potenciais candidatos –, e a Islândia, o Listenstaine e a Noruega – países da EFTA membros do Espaço Económico Europeu –, bem como a Ucrânia, a República da Moldávia, a Arménia, o Azerbeijão e a Geórgia subscrevem a presente declaração.

    * A Croácia e a Antiga República Jugoslava da Macedónia continuam a fazer parte do Processo de Estabilização e de Associação.

Sem comentários: