KOSOVO. UE PODE ASSUMIR LIDERANÇA DO PROCESSO - EMBAIXADOR PORTUGUÊS - O embaixador António Tânger Correia, enviado da presidência portuguesa da UE ao Kosovo, assegurou que a Europa pode assumir a liderança do processo para determinar o estatuto definitivo daquele território, actualmente bloqueado no Conselho de Segurança da ONU – informa a Lusa.
Segundo o diplomata português, há outras possibilidades para a solução do estatuto do Kosovo se não for encontrada uma no Conselho de Segurança da ONU, indicando que a actual situação no território será um dos temas da próxima reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da UE, agendada para segunda e terça-feira em Bruxelas.
"Temos uma solução e vamos aprová-la em breve no Grupo de Contacto [Estados Unidos, Rússia, Alemanha, França, Itália e Reino Unido]", afirmou o coordenador da presidência portuguesa da UE para os Balcãs ocidentais em conferência de imprensa em Pristina. O Grupo de Contacto está disposto a estabelecer negociações entre sérvios e albaneses para que as partes cheguem a um acordo sobre o futuro estatuto do Kosovo, disse ainda o embaixador, depois de uma reunião com o presidente kosovar, Fatmir Sejdiu. O processo do estatuto do Kosovo, província sérvia habitada maioritariamente por albaneses, está neste momento bloqueado no Conselho de Segurança da ONU, porque a Rússia, uma das cinco potências que tem direito de veto no organismo, rejeitou o projecto de resolução proposto com base no plano do enviado especial da ONU ao Kosovo, o ex-presidente finlandês Martti Ahtisaari, que prevê a independência da província.
Diplomacia portuguesa. Questões da política externa. Razões de estado. Motivos de relações internacionais.
20 julho 2007
Até que enfim! Uma solução para o Kosovo! Para quê mais trababalheira?
Obrigado BID, estás perdoado com esta anu8nciada solução para o Kosovo. NV pedem a Luís Amado para também perdoar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário