- Na cimeira de Bissau (2006) ficou acordado que o cargo de Secretário Executivo Adjunto cessará com a nomeação do Director-Geral, então definido como "um quadro técnico".
- O director-geral teria de ser recrutado entre os cidadãos nacionais dos Estados membros, mediante concurso público, para contrato de 3 anos, renovável por igual período, ficando responsável, sob a orientação do secretário executivo, pela gestão corrente, planeamento e execução financeira, preparação, coordenação e orientação das reuniões e projectos activados pelo Secretariado.
- Hélder Vaz, 45 anos de idade, foi o escolhido, transitando da UCCLA (União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas), onde era assessor do Presidente e coordenador do Departamento de Relações Internacionais, depois de conturbada intervenção político-partidária no seu país. O processo de selecção foi entregue à empresa de recursos humanos Egon Zehnder, que identificou inicialmente 15 candidatos, submetidos estes a prova de entrevista por um júri intergrando o secretário executivo da CPLP e embaixadores dos oito países membros.
- Na próxima cimeira da CPLP (este ano, em Portugal) compete à Guiné-Bissau, em função da rotatividade, indicar o novo secretário executivo que sucederá ao caboverdiano Luís Monteiro da Fonseca que esgotou os mandatos possíveis.
Diplomacia portuguesa. Questões da política externa. Razões de estado. Motivos de relações internacionais.
25 janeiro 2008
CPLP. Hélder Vaz
Terra do que é e não é. Mas afinal Hélder Vaz é já ou não director-geral da CPLP? Fonte oficial da CPLP garantira, em Novembro, que Hélder Vaz assumiria o cargo em Janeiro e não se deu por isso. Mas, admitamos, Janeiro ainda não chegou ao fim. A entrada em funções do director-geral suporá a extinção do mandato de secretário executivo adjunto da organização (Tadeu Soares, Portugal), embora a citada fonte oficial tenha admitido, não se sabe com que fundamento, um indefinido período de "passagem de pasta", expressão típica da terra do que é e não é, como se um quadro qualificado recrutado por concurso público tivesse que fazer estágio.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário