13 março 2008

Taiwan. Porque nem sempre a sinopse está à mão

        A propósito de Taiwan reconhecer o Kosovo e este poder reconhecer Taiwan, sendo que, se os casos aumentam, fica em crise o sistema multilateral.

Taiwan que, pelo menos até hoje se reclama como República da China, designação que pode ser alterada em breve na repintura do pedido de adesão à ONU, tem este quadro:
  1. - mantém relações diplomáticas com 24 países
  2. - tem «laços substantivos» com outros 140 países
  3. - é membro de 26 organizações intergovernamentais (incluindo a OMC, Fórum de Cooperação Económica da Ásia e Pacífico e Banco Asiático para o Desenvolvimento)
  4. - é membro observador ou associado em outras organizações intergovernamentais (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Banco Inter-Americano de Desenvolvimento, Grupo contra a Lavagem do Dinheiro da Ásia e Pacífico e Grupo Egmont)
  5. - as organizações não governamentais de Taiwan participam em cerca de duas mil ONGs internacionais
  6. - desenvolve programas de ajuda externa para o desenvolvimento a longo prazo
  7. - umas três dezenas de ONGs de Taiwan ofereceram socorro de emergência em mais de 50 países
  8. - a exclusão de Taiwan da ONU tem sido devida à oposição e obstrução da República Popular da China, num conflito latente que é um dos focos de tensão mundial
É claro que o Kosovo está muito aquém do que Taiwan pode fazer e mostrar, designadamente em matéria de defesa. Os estigmas reconhecem-se.

Sem comentários: