18 abril 2008

Rússia perdoa dívida à Líbia. Putin em acção

PERDOA MAS TEM NA MÃO A Rússia perdoou à Líbia a dívida de 4,4 biliões de dólares hões da Líbia, acumulada na era soviética, a troco da assinatura de contratos gigantescos com empresas russas. Segundo Vladimir Putin, que terminou uma visita oficial ao país árabe, o perdão da divida irá render contratos para empresas bélicas russas, acrescentando que o acordo ajudará também o sistema de defesa da Líbia, além de projetos civis na área de infra-estrutura (só a Companhia Russa de Linhas Férreas acaba de assinar um acordo de 3,48 biliões de dólares com a Líbia para a construção de uma ferrovia entre Sirte e Bengazi, com empresas líbias sub-contratadas envolvidas na empreitada.

    Registe-se que, nos últimos dois anos as empresas russas Tatneft e Gazprom adquiriram o direito de explorar petróleo líbio. Em dezembro último, a Gazprom venceu o concurso para exploração de gás na bacia de Ghadames. A Tatneft anunciou, na semana passada, que pretende desenvolver projetos de gás na Líbia em parceria com a italiana ENI.

      As receitas petrolíferas da Líbia ultrapassaram 40 biliões de dólares no ano passado, o que faz aquecer a disputa entre as empresas ocidentais interessadas nos acordos sobre os grandes projetos na aérea de infra-estrutura.

Sem comentários: