02 maio 2008

■BRIEFING BID■ Os postos ficam complementados

Brefing temporário de avaliação,
para se ter uma ideia de como vai isto

SOBRE O N.º 84, DE 2 DE MAIO Declaração prévia - Para a trabalheira do BID, valeram hoje quatro recortes do CM, dois do DN e quatro colagens da Lusa, cumprindo-se assim aquele sagrado objectivo de «síntese quotidiana da actualidade noticiosa nacional e estrangeira considerada relevante para a acção dos agentes diplomáticos portugueses em posto». Podem perguntar, se faz favor.

  1. (Com que notícias de Nacional, o BID complementa o quadro da informação devida aos serviços externos por parte do MNE?) – Complementa com a notícia que todo o mundo já conhecia, designadamente no Tibete onde o Correio da Manhã é o único jornal permitido – essa de que Manuel Lobo Antunes vai para Bruxelas e Manuel Carrilho para a UNESCO. Outro complemento do BID, também do CM, é a de que «Cavaco quer UE a uma só voz», havendo ainda uma terceira, esta do DN, jornal agora de ampla circulação em Cuba por ordens de Raul Castro, segundo a qual «a CGTP admite greve e UGT quer baixa do IRS». E nada mais. Como os senhores verificam, mau seria o dia informativo nos postos sem as novas permitidas no Tibete e as que já circulam em Cuba.

  2. (Ótimo! E no Internacional? Qual foi a papinha considerada relevante para os agentes diplomáticos?) – Se faz favor, tento na língua! É preciso ter topete!

    (Tento porquê?) – Primeiro, o senhor usou ótimo e não óptimo, ponha o p. Segundo, retire a palavra papinha, palavra que é atentatória da honra e dignidade do Gabinete de Informação e Imprensa do MNE. Certo? Muito respeitinho para com o próximo futuro ministro plenipotenciário Fernando Tavares de Carvalho que dirige esse estratégico gabinete que hoje já não se refere a Manuela Ferreira Leite.

    (Legal! Está legal! Me desculpe. O BID quanto a Internacional é abstrato ou conrecto?) – Está desculpado mas reincide nessa omissão do c em abstracto. Bem, quanto a Internacional, o BID de hoje complementa com notícia da Lusa que colheu de surpresa os postos – que a Guiné-Bissau, presidente da CPLP, organiza em Lisboa, a partir de sábado, a Semana Cultural da comunidade guineense «para aproximar a organização dos cidadãos». Além disso, com outra surpreendente notícia da Lusa, o BID colocou os meios diplomáticos de Londres em estado de choque ao complementar os postos com essa do Partido Trabalhista de Gordon Brown se encaminhar «para uma humilhante derrota nas eleições municipais de quinta-feira, em Inglaterra e no País de Gales, com o pior resultado nestes escrutínios em 40 anos». Foi uma completa surpresa para os postos onde, como sabem, a CNN está interdita e a Sky News banida. Se não fosse o BID ninguém ficaria complementado.

  3. (E de Economia?) – Uma só papinha do CM e nada mais.

    (Papinha? Mas o senhor interditou o uso dessa palavra! Como é?) – É verdade, mas no melhor pano cai a nódoa. Não façam caso. O que interessa é que o BID tenha complementado os postos com essa, no CM, do governador do Banco de Portugal ter afirmado que o crescimento da economia portuguesa «não será muito distante de 1,7%", o que corresponde à previsão apresentado há dias pelo relatório da Comissão Europeia e que José Sócrates desvalorizou».

  4. (E quanto a Cultura, que apresenta o BID de hoje?) – Duas coisas. Uma, do DN, sobre a exposição de André Guedes "Better Days, for These Days", e outra, do CM, a de que a Companhia de Diamantes da Namíbia revelou a descoberta de um navio com cerca de 500 anos e que as primeiras investigações indicam que se poderá tratar da caravela em que naufragou Bartolomeu Dias, no ano de 1500.

    (O nome desse Bartolomeu não era Bartolomeu Inocêncio Dias, BID?) – Não temos dados sobre essa matéria, somos jovens tal como vocês, nascemos depois do 25 de Abril e não sabemos bem o que se passou nesse dia.

    (Muitos risos na sala, e gargalhadas de um observador de Belém)

  5. (E quanto a Desporto, que relevante para os postos?) – Quanto a desporto, diz o BID que a Lusa informa que «o Zenit São Petersburgo alcançou hoje, pela primeira vez na sua história, a final da Taça UEFA de futebol com uma surpreendente goleada (4-0) sobre o colosso e principal favorito à vitória na prova, Bayern de Munique». E que, também segundo a Lusa, «o Glasgow Rangers, carrasco do Sporting, garantiu hoje a primeira presença na final da Taça UEFA em futebol, ao bater a Fiorentina por 4-2, no desempate por grandes penalidades, depois do "nulo" no fim do prolongamento». Portanto, como se torna evidente, matéria relevante para a acção dos agentes diplomáticos portugueses em posto. Sem as vitórias do Zenit sobre o colosso, e do carrasco Glasgow, pobres dos nossos embaixadores, tristes dos nossos ministros conselheiros, inflexíveis e inorgânicos dos nossos adidos…

  6. (E sobre o serviço de webclipping (área reservada) que o BID diz estar disponível, lê-se aí alguma coisa?) – Muito. A rua do Padre Aparício está já disponível e faculta aos postos 3 notícias/destaques envolvendo o MNE (um até da revista LUX), 1 notícia da Cooperação, 1 das Comunidades Portuguesas, 35 da Europa, 5 da ONU, 0 de Cimeiras Internacionais, 95 de Política Internacional, 17 de Médio Oriente, 15 da África/CPLP, 30 das Américas e 15 da Ásia… E é tudo.

    (Qual foi o destaque da LUX?) - É matéria de vida privada, mas refere-se a pedido de ajuda de um manequim ao MNE para que um bébé pudesse ser transferido para Portugal num voo especial e com os devidos cuidados... Terminamos por hoje.

  7. (Espere, espere! Você referiu Áfricas/CPLP, tudo junto? O Brasil e Timor já ficam nas Áfricas?) – A confirmar-se que a caravela encontrada na Namíbia era mesmo de Bartolomeu Inocêncio Dias (BID), qual é o problema de se colocar Brasil e Timor nas Áfricas? Acaso a CPLP não é peça de arqueologia marítima?

Sem comentários: