26 maio 2008

Caso Bemba. Se, se e se

Bemba chegou à Quinta do Lago (Algarve) a 11 de Abril de 2007.
Detido, agora, às ordens do TPI, por crimes cometidos em 2002 e 2003.

  1. Garante Luís Amado que se o Tribunal Penal Internacional (TPI) tivesse solicitado, o líder da oposição da República Democrática do Congo, Jean-Pierre Bemba, teria sido detido em Portugal.

  2. Revela Luís Amado que "nas últimas semanas houve dois pedidos [de informação] do TPI que receberam uma resposta de colaboração positiva da parte do governo português, [...] mas não tivemos nenhum pedido de detenção. Se tivéssemos tido teríamos seguramente agido como agiu o governo belga".

  3. - Jean-Pierre Bemba, residente em Portugal, foi detido no sábado em Bruxelas, a pedido do TPI, acusado de crimes de guerra cometidos na República Centro-Africana. (Na foto, quando chegou, protegido por segurança portuguesa)

  4. Explica Luís Amado que “Bemba está em Portugal a pedido, há um ano atrás, do representante das Nações Unidas em Kinshasa, para resolver uma situação de crise que se vivia" na capital congolesa, que não lhe foi concedido o asilo político, e que o agora detido pelo TPI tem residência em Portugal "há muito tempo".
Portanto, o representante da ONU em Kinshasa, desde Abril do ano passado, não teve nada a informar (remontando os crimes a 2003 e 2003), e o TPI, só passado este tempo todo, é que solicitou ao país onde Bemba não residia.

Sem comentários: