NÃO É SÓ MÚSICA Além das comissões (Negócios Estrangeiros, Defesa Nacional e Assuntos Europeus – no que interessa à área, é esta a ordem), o parlamento de vez em quando entra por atalhos de remota diplomacia informal, remota mas acaba por ser isso. E hoje não foi apenas informal, foi Diplomacia da Batuta – um concerto de música litúrgica polifónica russa, pelo Grupo Coral da Igreja Ortodoxa Russa de Lisboa. Se a harmonia de vozes chegou à Rússia, desconhece-se - isso foi às 19:00, ainda é cedo. Mas mesmo que não chegue, é um sinal.
JAIME GAMA Amanhã (30), o presidente da AR no terreno de que gosta: recebe oficialmente (9:00) o presidente do Parlamento Europeu, Hans-Gert Pöttering (da CDU, centro-direita), que terá encontro com a comissão de Assuntos Europeus. Adivinha-se o fundo das converas: o papel dos parlamentos nacionias no novo quadro da UE que aí se aproxima e a ponte posível com o europarlamento que, por mais esforços que faça por via das delegações nacionais eleitas, não tem entrosamento com os «cidadãos europeus» que na verdade se sentem relegados. O problema é esse: a troca do d pelo r, duas letrinhas importantes na política.
Pöttering cumprimenta ainda Cavaco Silva, mas já é protocolo.
ASSUNTOS EUROPEUS Vem a talhe de fouce. Nesta comissão, amanhã édia de aperaltamento ou não seja anfitriã de Pöttering. Sem petições em carteira, a comissão tem apenas duas iniciativas na agenda, uma que já vem das calendas, e outra que não se compreende e que até nos levou ao lapso de pensar que isso já não constituía iniciativa. A das calendas, refere-se a uma Decisão do Conselho, de 7 de Junho de 2007, relativa ao sistema de recursos próprios das Comunidades Europeias. E a que será mãe de todos os lapsos, imagine-se, é nem mais nem menos a Proposta de Resolução visando a aprovação para ratificação do Tratado que estabelece uma Constituição para a Europa incluindo Protocolos Anexos e Acta Final, assinado em Roma, em 29 de Outubro de 2004... Ainda consta.
NEGÓCIOS ESTRANGEIROS A comissão nuclear da diplomacia teve hoje reunião de trabalho sobre três iniciativas já aqui divulgadas - programa Mulher Emigrante, comunicação social no estrangeiro e passaportes diplomáticos para os Açores. Nada de novo, nem de relevância por aí além. Próxima reunião agendada para 3 de Junho, e assim vamos. Em todo o caso, com todo o gosto, aqui se publica a foto de família, porque família boa ela é, ou é a que temos:
Sem comentários:
Enviar um comentário