12 junho 2008

Embaixador da Albânia. Ylljet Aliçka


    ESCRITOR COM OBRA À FRENTE DE CAVACO Ylljet Aliçka, embaixador não residente da Albânia acreditado em Lisboa (além da capital portuguesa representa também a Albânia junto da Argélia), é dos que tem obra. Nasceu na capital albanesa em 1951, doutorou-se em ciências didácticas na universidade de Tirana. Entre 1992 e 1997 foi director de relações internacionais no ministério da Cultura, após o que trabalhou até na delegação da Comissão Europeia em Tirana, até 2007, rumando então como embaixador para a capital francesa.

      Livros, filmes, prémios. Na Albânia, o embaixador Ylljet Aliçka publicou obra literária e uma série de oito livros de didáctica, a sua especialização. No estrangeiro, obra também: em 1999, vê traduzido em França «Les Slogans de pierre», Climats, na Polónia « Compromis », Pogranicze, na Itália «I compagni di pietra», Guaraldi, nos EUA «Balkan blood, Balkan beauty», Northwestern/University Press,U.S, Aqueles «Slogans» deram para filme franco-albanês, seleccionado para o Festivel de Cannes em 2001, laureado com o Prémio da Crítica e, depois, com o Golden Prize do Festivel Internacional de Cinema de Tóquio. Outro filme já em 2007, «Chronique de province» produção franco-italo-albanesa e agora em fase final «Les Nobles». E prémios não lhe faltam: Primeiro Prémio no concurso internacional de Teramo (Itália, 1999); medalha de bronze/literatura pela Académie Internationale de Lutèce (Paris, 2000); segundo prémio de Artes e Letras de França (Bordeaux, 2000) ; prémio nacional de literatura da Albânia (2001); primeiro prémio para o cenário do filme Slogans (Festival de Cinema da Albânia); prémio Annee Senghor (Albânia, 2006), e, claro, medalha da Francofonia, pelo Comité Albanês da Francofonia (2005).

        A chancelaria da Albânia em Paris situa-se no N. 57 da Avenue Marceau • Tel. + 33(0)147233100 • Fax + 33(0)147235985 • E-mail: contact@amb-albanie.fr
        O embaixador português acreditado em Tirana, também não residente, é o chefe da missão diplomática em Roma, nesta data, Vasco Valente.
        Site oficial da embaixada albanesa: http://www.amb-albanie.fr/ *

    Para um pouco da escrita de Ylljet Aliçka:
    Les slogans de pierre
    Ir à pág. 213Aqui
    Le couple
    Ir à pág 177Aqui

    * Quanto à página na Internet, indicada no site oficial das Necessidades com o endereço http://www.amb-albanie-paris.com/, trata-se de um domínio à venda... Caducou.

Sem comentários: