06 junho 2008

Embaixadora da Guiné-Conakry. Keita Makalé Camara


QUESTÃO DE NOME A embaixadora não residente da República da Guiné/Conakry que apresentou cartas credenciais ao Presidente da República chama-se Keita Makalé Camara, o site oficial do MNE apressou-se a chamar-lhe Hajda Makalé Camara, sem Keita. Explicação: o nome completo da embaixadora é Hadja Kobe Makalé Camara Keita... Em França, onde está acreditada e reside, é Keita sem Hadja e sem Kobe. Seja como for, seria de bom tom e melhor etiqueta, haver um mínimo acerto no protocolo, mesmo que a embaixadora pouco venha a Portugal e não dê conta que nas Necessidades é Hadja, em Belém é Keita, não sendo Kobe em nenhum lado.

    Pelo menos, é com o nome de Keita Makalé Camara que ela vai participar, dias 27 e 28, no fórum Crans Montana (organização suíça com sede administrativa no Mónaco) sobre 'A Mulher na Vida Pública', com dezenas de altas personalidades do Afeganistão à NATO, mas onde não se vislumbra alguma presença portuguesa.

    A chancelaria da República da Guiné/Conakry fica em Paris (foto) , no N.º 51 da Rue de la Faisenderie (Tel. + 33 (0)1 47 04 81 48 • Fax + 33 (0)1 47 04 57 65), e embora o site do MNE não diga tem e-mail: accueil@ambaguinee-paris.org

    Antes de Paris (acumulando com Lisboa), Keita Makalé Camara foi embaixadora no Senegal, onde, de resto, reside o embaixador português acreditado como não residente em Conakry - António Montenegro.

Sem comentários: