Verdadeiro MNE não pode depender de que haja fenómeno no Entroncamento.
- Manuel XCIV Paleólogo©
- OLHA QUEM FOI MINISTRO Precisamente Augusto Luís Viera Soares, neste dia, há 93 anos – 1915, ano igual a tantos outros de Portugal como sempre foi: instabilidade por causa de prima-donas, prima-donas por efeito da instabilidade.
- Vejamos: a 15 de Maio desse 1915, seria mais um governo da I República liderado por João Chagas, em que Augusto Soares deveria ser MNE mas não toma posse. Dois dias não passaram e é Francisco Teixeira de Queirós que o substitui. A 16 de Maio, João Chagas por pouco não é assassinado no comboio Porto-Lisboa pelo senador João de Freitas, perdendo um olho, sendo o agressor linchado pela multidão, nas proximidades do Entroncamento. José de Castro substitui então João Chagas na chefia do governo, e é então que Augusto Soares, neste dia 19, toma posse do cargo de MNE sobre o qual pouco menos de um mês antes tinha dado o dito pelo não dito… Até 1917 tomaria posse do mesmo cargo por mais três vezes, mas lá chegaremos.
O certo é que não se consegue uma fotografia deste homem. Quando José Adelino Maltez que não faz cronologia como quem alinhava a bainha de uma saia anatemizada, não consegue, quem poderá conseguir?
Sem comentários:
Enviar um comentário