17 julho 2008

ParabénsCoisa que nunca se nega

O político nunca deve dizer com pompa de agora «nunca até sempre»; o diplomata deve dizer na circunstância de sempre «nunca até agora».
- Manuel CXIV Paleólogo©

      • Rui Félix Alves, ministro plenipotenciário, chefe da missão no Luxemburgo

    OLHA QUEM FOI MINISTRO Há escassos quatro anos, naquele mês de Julho que foi até Março do ano seguinte, em que a política deixou mazelas.

      António Monteiro, precisamente, tomava posse como ministro neste dia em 2004. O seu curriculum é por demais conhecido e os acontecimentos que levaram este diplomata de carreira ao cadeirão das Necessidades, depois da passagem de Teresa Patrício Gouveia, são também por demais conhecidos e amiúde ainda lembrados (anatemizados, como diria o embaixador Fernando Castro Brandão), pelo que, isto por hoje é só para recordar. E já agora relembrança por inteiro: tomavam igualmente posse, como secretários de estado, Henrique (Negócios Estrangeiros e Cooperação), Mário David (Assuntos Europeus) e Carlos Gonçalves (Comunidades Portuguesas). Para uns foi ontem, para outros foi há um século.


    CONTAGEM DECRESCENTE Faltam 11 dias para que os diplomatas portugueses possam dizer o que os da maior parte das chancelarias europeias não podem sequer imitar, e que é isto: «Há 272 anos que...»

Sem comentários: