29 novembro 2008

Parabénsœ E há que olhar

Calma! Uma diplomacia nunca deve entrar em falência: antes disso, forma um banco e tem logo 500 milhões. As cláusulas de reserva são pormenores.
- Manuel CXCV Paleólogo©


      • Susana Teixeira de Sampayo, conselheira de embaixada, na Cidade do México



    - Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano

    OLHA QUEM FOI MINISTRO Três, mas nenhum deles, com posse no dia de hoje, ficou por muito tempo, a não ser o interino que ficou quase dois anos

      1. TOMÁS PORTUGAL No Rio de Janeiro, onde estava ainda a corte, Tomás António Vila Nova Portugal, que era ministro do Reino; assumiu interinamente a marinha, a guerra e os estrangeiros e por uns meses seria o único ministro junto de D. João VI.
      2. ANSELMO BRAAMCAMP CASTELO BRANCO Assumiu neste dia e por cerca de três meses, o cargo de secretário de despacho dos Estrangeiros, durante a regência do reino nomeada pelas Cortes. Segundo o marquês da Fronteira, era considerado como «Ministro Estrangeiro nos Negócios»… Já cá não estão os dois para o contraditório.
      3. AUGUSTO VIEIRA SOARES Neste dia seria a segunda das quatro vezes que Augusto Vieira Soares tomou posse como ministro dos Estrangeiros; antes em 1914 (quando não conseguiu um empréstimo externo de dois milhões de libras); neste dia, em 1915 (com Afonso Costa); depois em 1916 (com António José de Almeida) e finalmente em 1917 (novamente com Afonso Costa), porque depois foi o sidonimso.


    OLHA O QUE ACONTECEU no outro lado da terra que também tem a sua história: neste dia, em 1880, abria o primeiro parlamento japonês (Dieta, 国会 assim se escreve e até nem é feio), com duas câmaras, pela constituição de Meiji. Se Jaime Gama dirigisse isto, de certeza não entenderia nada.

      VALE A PENA OLHAR de relance

      1. Para se comparar como a Europa vai sendo com o que os EUA foram, neste dia em 1845, o Texas foi anexado e feito 28º estado norte-americano.
      2. Para se ir a uma das questões mais melindrosas de hoje, neste dia em 1947, a ONU aprovou a divisão da Palestina em dois estados - um judaico e um palestiniano. O estado de Israel formou-se no ano seguinte, e o outro….
      3. Para se comprovar que não vale a pena fazer passar um estado de engano como engano de estado, neste dia em1989, o regime comunista checoslovaco desmoronou-se após doze dias consecutivos de manifestações pacíficas reprimidas brutalmente pelas forças policiais – foi a «Revolução de Veludo». A primeira manifestação (17 de Novembro), fora organizada para comemorar o 50.º aniversário da repressão brutal de uma manifestação de estudantes por parte da polícia nazi durante a ocupação alemã da Checoslováquia. E chanou-se «Revolução de Veludo» (Velvet Revolution) devido à entoação generalizada, durante as manifestações, da música do grupo de Rock Velvet Underground, assim como da de Frank Zappa, como apelo à liberdade de expressão e de criação.
      4. Para se exemplificar, finalmente, como não vale a pena roubar o estado deixando perna de fora, neste dia em 1992, Fernando Collor de Melo renunciava à presidência do Brasil e Itamar Franco assumia o cargo, por aquilo que se sabe e não há meio de não se repetir, por vezes sem perna de fora, ou seja, com PC não-Farias.

Sem comentários: