28 novembro 2008

Brasil na corrida da UNESCO. Cristovam Buarque…

NÃO VAI SER FÁCIL Senadores brasileiros agora com abaixo-assinado, depois de artistas, empurram Cristovam Buarque (na foto) para a candidatura a director-geral da UNESCO, cargo desempenhado desde 1999 pelo japonês Koïchiro Matsuura. A candidatura de Cristóvam Buarque deve ser encaminhada pelo presidente Lula da Silva.

O director-geral da UNESCO, num primeiro passo, é proposto pelos 58 membros do conselho executivo da agência (actualmente presidido por Olabiyi Babalola Joseph Yaï, do Benin), e onde Portugal tem assento com mandato até 2009, e portanto vota. Num segundo passo, ocorre a escolha ou nomeação pela Conferência Geral dos 193 estados membros da agência.

Candidatura de peso será também a do ministro da Cultura egípcio, Farouk Houssni, apresentada como «uma candidatura árabe única e consensual», pelo que Marrocos viu-se na necessidade de retirar, em Setembro passado, a pretensão de lançar para o cargo, Aziza Bennani, seu representante na UNESCO.

    Cristovam Buarque, actualmente presidente da comissão de Educação, Cultura e Esporte do senado brasileiro, foi ministro da Educação no primeiro mandato presidencial de de Lula da Silva.

Sem comentários: