q Ministério e Ministro, debate.
Do Notador P. F., sec-emb
Tenho reparado que NV passaram ao enfoque na pessoa do actual Secretário-Geral. Concordo com o quanto foi dito sobre a responsabilidade pelo actual estado das coisas. É verdade que o Senhor Ministro não se mete nos assuntos da administração corrente. Nunca o fez, nem enquanto SENEC, nem quando desempenhou funções na Secretaria de Estado da Administração Interna nos idos anos 90.
É pois seguro que quem administra o MNE é o Embaixador Vasco Valente, que conheci muito bem quando ele foi REPER junto da UE, antes da sua ida para Roma. E é óbvio que não se está a sair bem nas actuais funções. É por demais evidente: basta falar com quem quer que seja do MNE, ou de fora que siga a gestão do MNE, para concluir que as opiniões são más a respeito da prestação do actual Secretário-Geral. O Embaixador Vasco Valente, muito trabalhador e tido por um verdadeiro diplomata clássico esforçado e empenhado, tem alguns desempenhos menos felizes, como é o caso actual e também o da enorme gafe da carta de Nelson Mandela (lembram-se? quando foi expulso da África do Sul por ter ficado com uma carta de Mandela para o Suharto?).
No entanto, quanto aos primeiros 100 dias do Embaixador Vasco Valente como SG, ainda dei o benefício da dúvida (conquanto achasse que não havia necessidade de ir buscar um funcionário aposentado para o cargo) e fiquei à espera que a coisa corresse bem. Contudo, as coisas não melhoraram e até pioraram. Ainda sou relativamente jovem na carreira e pergunto-me: será que o MNE só piora? E porque razão? A verdade é que desde que entrei para o MNE (e já lá vão alguns anos) ainda não vi nada melhorar. Leva-me a pensar se realmente se este não seria o momento oportuno para o Senhor Ministro remodelar a sua equipa no MNE, começando por encontrar para o lugar de SG uma pessoa diferente, mais jovem e menos presa aos jogos tradicionais de favores e influências tão típicos quanto os Arraiolos dos nossos ancestrais corredores.
TEXTOs PARA DEBATE - Enviar com endereços válidos para (basta clicar) → notas.verbais@gmail.com . O pedido de anonimato é respeitado. Para publicação é considerada a matéria útil cujo teor suscite esclarecimento no interesse público e não ofenda a honra de terceiros.
1 comentário:
Disparates atras de disparates... Um dos melhores Secretarios gerais do MNE.
Enviar um comentário