27 novembro 2009

DADOS LANÇADOS q Telegraficamente falando...

q Ministério e Ministro, debate.

Do Notador Cyrano Carbon, cons-emb:

Constitui falsa questão responsabilização actual SG como bode expiatório maleitas do MNE. Vários elementos poderão ser aduzidos em jeito de reflexão:
  1. Titular deste cargo age por delegação de competências da tutela e será porventura mais justo responsabilizar a hierarquia por actos e omissões do que o próprio;
  2. Ponta visível de um iceberg mais profundo e cúpula de uma corporação peculiar, entrega ao SG, por delegação, das decisões mais relevantes relativas à nomeação de Chefes de Missão e de figuras cimeiras na hierarquia do Ministério, poderá constituir, na realidade, forma cómoda e despachada de, de facto, não assumir responsabilidades e de assumir posição confortável e pseudo-neutral em nome da recusa de gerir o ram-rão quotidiano (micro-management); Que maçada! Que aborrecimento!
  3. Casos mediáticos recentes ilustram isso mesmo, que decisores políticos foram poupados de responsabilidades por nomeações controversas por, alegadamente, terem delegado "assunto" no SG;
  4. Promoção a lugares de topo de funcionários diplomáticos que apenas exerceram postos A, convalidada pelo próprio SG, não resistiria porventura a auditoria séria e independente no domínio da gestão eficaz dos recursos humanos de um Tribunal de Contas ou de uma empresa de consultadoria independente; por outro lado, promoções deste jaez criam poderão criar novos problemas de gestão para o futuro, desincentivando colegas da aceitação de postos mais difíceis ou problemáticos, sendo certo que não haverá nenhuma espécie de compensação pelo sacrifício pessoal e familiar; Que barrete!
  5. Próximo movimento de rotação de Chefes de Missão em 2010 poderá ilustrar e testemunhar de uma avaliação adequada dos perfis para postos estratégicos, sendo certo que a escolha dos respectivos nomes resultará de proposta do SG ao ministro; O que é que faço com esta lista?
  6. Poderão existir riscos da nomeação de SG's em vésperas da sua passagem à disponibilidade; poderá haver a tentação pelas hierarquias de perceberem o cargo como mera sinecura e, dos próprios, como "prateleira dourada", logo inteiramente vergados ao poder e sem capacidade de se fazerem ouvir;
  7. Entidade responsável pela nomeação de SG deverá fazer esforço para se libertar da imagem , porventura injusta que lhe é atribuída, de diletantismo.
TEXTOS PARA DEBATE - Enviar com endereços válidos para (basta clicar) → notas.verbais@gmail.com . O pedido de anonimato é respeitado. Para publicação é considerada a matéria útil cujo teor suscite esclarecimento no interesse público e não ofenda a honra de terceiros.

Sem comentários: