04 dezembro 2009

Brasil avança com Universidade Latino-Americana


O projecto de lei brasileiro que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) recebeu, (ontem, 3), parecer favorável da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Para ter a aprovação confirmado, a projecto (já aprovado na Câmara dos Deputados) ainda precisa ser aprovado pelo plenário do senado. A proposta, apresentada pelo Executivo, determina que a sede da Unila será a cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná (vista panorâmica, na foto), na fronteira com a Argentina e Paraguai. A universidade ficará vinculada ao ministério da Educação do Brasil.

Quanto a cursos, serão relacionados preferencialmente com áreas de interesse mútuo dos países-membros do Mercosul, "com ênfase em temas que envolvam exploração de recursos naturais e biodiversidades transfronteiriças, estudos sociais e linguísticos regionais, relações internacionais e demais áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento regional".

A universidade terá como meta abrigar 10 mil estudantes de graduação, mestrado e doutorado, com um corpo docente de 250 profissionais. Conforme a proposta do governo, a selecção de alunos e professores será aberta a candidatos de toda a América Latina, com provas em português e espanhol.

Sem comentários: