03 dezembro 2009

DADOS LANÇADOS q Carreira entupida

DADOS LANÇADOS q Ministério e Ministro, debate.
Do Notador Corvo, m-p

Os Secretários de Embaixada, segundo o Estatuto Diplomático, passam a disponibilidade aos 57 anos e os Conselheiros de Embaixada passam à disponibilidade aos 60 anos, segundo aquele mesmo Estatuto.
Isto tem vindo a permitir a promoção de gente mais nova e, sem desprimor, também mais subserviente - por terem sido promovidos muito novos, vão tapar, ou entupir, as promoções designadamente a Ministro Plenipotenciário no futuro, pois irão permanecer por muito mais tempo nessas categorias. E isto porque os Ministros-Plenipotenciários e Embaixadores (estes em menor número) passam à disponibilidade aos 65anos. Tal situação acaba por dar origem a que muitos funcionários diplomáticos que tinham sido abrangidos por essas medidas de os passarem à disponibilidade aos 57, ou 60, continuem na disponibilidade no activo, se essa tiver sido a sua escolha (muitas das vezes por razões de ordem financeira), a não ser que optem pela disponibilidade simples (uma minoria). E nesse sentido, continuarão a trabalhar desmotivados na Secretaria de Estado, visto não poderem ser nunca mais promovidos e não poderem igualmente, nunca mais ser colocados em Posto (só podem fazer uma ou outra Comissão de Serviço, porventura).
Que solução para isto? Olhe, não sei. Mas parece que o ministro não se vai importando muito: o orçamento do Ministério não dá para bordar o lençol que se exige à diplomacia portuguesa e Luís Amado se não se conforma, parece…

TEXTOs PARA DEBATE - Enviar com endereços válidos para (basta clicar) → notas.verbais@gmail.com . O pedido de anonimato é respeitado. Para publicação é considerada a matéria útil cujo teor suscite esclarecimento no interesse público e não ofenda a honra de terceiros.

Sem comentários: