E aí temos em Lisboa, nesta terça-feira, o xeque Hamad Bin Jassim Bin Jaber Al Thani, primeiro-ministro do Qatar que acumula a pasta dos Estrangeiros. Tão ao gosto de Amado parece que desde sempre (daí a nossa aquiescência para foto em grande...), teremos, portanto, ambiente árabe em Belém, S. Bento e Necessidades.
Em Belém, audiência às 11:30 com Cavaco Silva, nas Necessidades às 12:30 encontro com Luís Amado e depois na residência de S. Bento às 13:45 almoço oferecido por José Sócrates.
Conforme Luís Amado referiu na semana passada, o Qatar pretende abrir uma missão permanente em Lisboa. O Qatar tem estado representado pelo seu embaixador em Paris, Mohamed Jaham Al Kuwari, que apresentou credenciais em Belém em Março de 2009 (no Qatar, Portugal faz-se representar pelo embaixador residente em Riade). O anúncio ou confirmação da abertura da embaixada deverá ser então a novidade árabe do dia, além dos alinhavos políticos normais em visitas desta natureza - relações bilaterais do ponto de vista político, económico, cultural e de cooperação, e claro está, as questões energéticas e a crise económica internacional.
Sem comentários:
Enviar um comentário