01 fevereiro 2011

Tal como chegou


O Ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, demandou aos departamentos do Itamaraty, as Embaixadas e a missão do Brasil na Organização das Nações Unidas que preparem uma nova avaliação da política externa brasileira com os Estados Unidos, Irã e países de regimes autoritários. O trabalho tem prazo de conclusão determinado para março.


As informações sobre a ordem do Ministro aos diplomatas brasileiros foram obtidas por representantes de agências de notícias no País na Europa e no Oriente Médio. Segundo os diplomatas ouvidos pela reportagem, esse levantamento dará à política externa brasileira maior relevância a princípios e valores defendidos internamente no Brasil, além de reformular a relação bilateral com uma série de países.


O Itamaraty, na gestão do ex-Chanceler Celso Amorim, promoveu uma aproximação considerável com o Oriente Médio e a África, que trouxe benefícios comerciais entre Brasil e Egito, e também com o Irã. No entanto, não faltaram críticas à posição do Brasil em não reprovar publicamente violações de direitos humanos cometidos por regimes autoritários.


A avaliação solicitada pelo Chanceler Antônio Patriota inclui uma análise geral sobre o status da relação com o Irã, a qual deverá passar por modificações em alguns pontos. Com os Estados Unidos, a revisão da política externa brasileira estará centrada no sentimento antiamericano permeado pela diplomacia brasileira.

Sem comentários: