14 junho 2011

Duas queixas e um indício

Para já, duas denúncias sobre alegada ilegalidade com votos de emigrantes no Brasil.
  1. de um cidadão português residente no Brasil
  2. do PS
As queixas contestam o facto de um jornal Portugal em Foco, com sede no Rio de Janeiro, oferecer-se para reunir os votos da comunidade e enviá-los para Portugal, iniciativa considerada ilegal pela Comissão Nacional de Eleições e como caso inédito em processos eleitorais. Esse jornal terá recolhido directamente algumas centenas de votos, propondo-se enviá-los por correio. Serão meramente postos de lado e o assunto fica por aí? A mesa decidirá.

Quanto a São Paulo, só fumos e fumos são fumos. Fumos sobre uso indevido de dados dos recenseados no Consulado Geral e alegadas fraudes na emissão das certidões de eleitor com implicação nos boletins de voto. Mas dos fumos e da queixa e quem se queixa, obviamente, fumarada que já por si não abona, haja fumo sem fogo ou indício apagado para dissipar o indiciado. Tanto faz..

2 comentários:

Jorge da Paz Rodrigues disse...

Independentemente da justeza das queixas ou de eventuais fumos, existe uma questão que lhe subjaz.

Conheço razoavelmente bem o Brasil e aqui existem uns correios que são de uma lentidão exasperante. Mesmo urgente (Sedex), leva no mínimo 5 dias úteis entre Portugal e o Brasil e vice-versa.

Normal é no Brasil os votos chegarem fora de tempo ou, com sorte, mesmo à última da hora. Ou seja, muitos quereriam votar, mas sem boletim a tempo e horas, nada a fazer.

A CNE e quejandos sabem disto, mas ninguém faz nada... E depois surjem casos, naturalmente evitáveis e quiçá censuráveis, mas não escondamos as culpas da CNE e similares..

Eulalia Moreno disse...

O (mau) hábito da sra. Benvinda Maria, diretora do jornal Portugal em Foco, senhora com quase 90 anos de idade é sobejamente conhecido pelos eleitores do Rio de Janeiro. Vai de casa em casa, recolhe os Boletins de Voto, toma um cházinho, come uns bolinhos, sela os envelopes e coloca-os em agência de correio diferenciadas. Em 1999 houve quem a visse pacientemente colocar os envelopes em vários marcos espalhados pela cidade. É a forma da dona Benvinda estar na Política.. pelo menos nesse ano de 1999 foi apresentada queixa a CNE. Ouvidos moucos. Se neste ano está mais alerta e isenta considerando a queixa do PS, parabéns, algo mudou para bem de todos que defendemos sim eleições livres e justas para todos os partidos envolvidos. E aguardemos os resultados que , em nada, farão diferença. Valores mais altos se alevantaram e as Comunidades.. até a secretaria de Estado perderá( ao que tudo indica)