Tomou-se conhecimento do primeiro posto a encerrar: Frankfurt. Faz todo o sentido, na perspectiva da alta política: se o BCE está aí instalado de armas e bagagens, para quê ter uma representação na cidade da sede do dito Banco Cujo Europeu?
Notável.
4 comentários:
O que é que tem o U com as Alças.
O que é que tem côdea que ver o BCE com a defesa dos interesses das nossas Comunidades?
Erra Carlos albino!
Caro anónimo, que era melhor que assinasse se refere quem assina, um consulado em Frankfurt não é um U nem Frankfurt tem apenas Alças e, esse então, não deveria ser apenas para a defesa dos interesses da comunidade. Ou não sabe o que um consulado pode e deve fazer numa cidade onde mais importante que o BCE é o que está ou anda à volta do BCE. Quer no mundo dos negócios quer inclusive na área da cultura - em Frankfurt decorre a mais importante feira mundial do livro, por exemplo. Mas enfim contemos com o apoio do consulado espanhol e do Cervantes que, nisso não brincam aos U's, como você brinca, reduz e dejeta, sendo anónimo.
Tem perfeitamente razão, sr. Carlos Albino. BCE, Feira Internacional do livro, aeroporto internacional pivô de todos os destinos na Alemanha e na Europa, uma das bolsas mais activas e referência a nivel europeu !
Esta decisão é sintomatica dos critérios que vão ser adoptados para justificar o encerramento de alguns postos. E pouca importa que exista em Berlim um terreno ha anos enquanto o Estado paga cerca de 60.000 euros por mês para custear a embaixada "provisoria" e a residência do embaixador ! E pouca importa que se mantenha um andar em Nova Iorque, propriedade de estado que alberga um diplomata cuja função exata se ignora, cuja manutenção mensal ascende a mais de 10000 $ e vale cerca de 26.000.000 !
Mas fecha-se o Vice consulado em Frankfurt, que serve uma comunidade de mais de 20.000 portugueses, a pretexto que dispende mais do que tem de receita ! Se fosse esse o critério, então quase todos os postos deveriam ser encerrados !
Digam sim que os diplomatas não aceitam que haja postos que funcionam bem, geridos por pessoal não oriundo do seu seio, que custa muito menos ao estado, mais conhecedores da realidade local, que falam fluentemente a lingua, são altamente considerados pelas autoridades locais, etc. São precisos lugares para os ministros e sec. estado terem paz e sossego nos seus gabinetes em Lisboa. Por isso alguns vão ser sacrificados usando pretextos falaciosos.
E quando Portugal tem novamente uma enorme % de portugueses a tentar a aventura da emigração, em vez de manter as estruturas administrativas necessarias e decentes, não se mexe nos consulados honorarios nos paises de forte emigração, que existem essencialmente para dar protagonismo ao seu titular !
Um muito obrigado pela informação que nos vai prestando !
Sim, o encerramento "Faz todo o sentido, na perspectiva da alta política" paro o Portugal de Cima, diria eu!
Enquanto Frankfurt alberga mais de 90 Consulados pelo ponto estratégico que representa a vários níveis, portugal abandona os portugueses de três estados para melhor poder ser vir os de Portugal de Cime! Angola cria agora um consulado em Frankfurt. Os portugueses têm a alternativa de se tornarem angolanos ou alemães.
Boa noite Portugal!
Enviar um comentário