17 março 2012

[BREVIÁRIO]

  • Paulo Portas é um dos convidados do MNE alemão, Guido Westerwelle, para encontro informal (Berlim, terça, 20) de debate do futuro da Europa. Presentes também vão estar os chefes das diplomacias da Áustria, Bélgica, Espanha, Holanda, Itália, Luxemburgo, França e Polónia. O MNE alemão propôs recentemente uma nova Constituição Europeia e a eleição direta do presidente do Conselho Europeu.
  • A Arábia Saudita está a enviar material militar para equipar o Exército Sírio Livre (ESL), órgão armado da oposição, segundo fonte diplomática árabe citada pela agência AFP. O material militar saudita é enviado à Jordânia para equipar o ESL. A ajuda militar à oposição síria é uma das questões mais controversas nos debates diplomáticos que tentam, há meses, uma solução para o conflito. Qualquer intervenção na Síria vem sendo vetada no Conselho de Segurança da ONU pela China e Rússia, e alguns países vêm defendendo a entrega de armamento como forma indireta de ajuda à oposição síria para fazer frente às forças leais a Bashar al-Assad.
  • A Marinha dos EUA vai duplicar o número de navios e helicópteros antiminas na região do Golfo Pérsico, com o objetivo de enfrentar um eventual bloqueio pelo Irão do estreito de Ormuz, disse o almirante Jonathan Greenert aos senadores da Comissão de Defesa. Pelo estreito de Ormuz passam 40% das exportações mundiais de petróleo por via marítima.

Sem comentários: