18 junho 2012

Alerta do sindicato...

Alerta o STCDE que os cortes orçamentais põem em causa funcionamento de embaixadas e consulados. O assunto apanha toda esta gente distraída, por entre o Portugal-Holanda que já passou e o Portugal-República Checa que está para vir com a política externa em jogadas fora de campo.

Pois diz o sindicato que as “medidas de restrição impostas pelo Programa de Assistência Económica e Financeira” estão a pôr em causa o normal funcionamento dos serviços, afectando o pagamento das remunerações dos trabalhadores dos postos consulares e das missões diplomáticas, assim como o funcionamento dos serviços e o pagamento das rendas do mês de Junho 2012.

E fundamenta isso com uma circular enviada aos postos pela qual a Secretaria de Estado refere a ocorrência de atrasos nos pagamentos e pede aos chefes de posto “a sensibilização junto dos possíveis prejudicados por esta situação, e a transmissão do nosso firme compromisso de tudo fazermos junto do Ministério das Finanças para efetuar as transferências de fundos para os Postos com a maior urgência”.

Pondera o sindicato que, com tal situação, estão em causa as tarefas dos serviços periféricos externos do MNE com a consequente degradação da imagem de Portugal no exterior.

Além disso, o sindicato dá conta de que o chegou também aos postos uma nota a informar a efectivação dos cortes nos subsídios de férias que deveriam ser pagos neste mês, bem como dos subsídios de Natal previstos em Novembro. "É uma situação fortemente penalizadora de todos trabalhadores e que agrava ainda mais a situação daqueles que, ao serviço do Estado português no estrangeiro, sofreram elevadíssimas perdas salariais, cerca de 50% no caso da Suíça nestes dois últimos anos".

Sem comentários: