25 junho 2012

Para quê a dimensão política, essa coisa secundária?

Resolvida a questão da bola externa com os checos, passada uma semana de América Latina, vivido o São João, esticado o povo nuns bons dias de praia e lidas as declarações do governo sobre um ano de si próprio sem que esse rebanho de jornalistas possa questionar ou esmiuçar dúvidas e inquietações, esta segunda-feira é o dia ideal para anunciar algo antes dos calores da externa bola com a Espanha e das milhentos pensamentos profundos dos plenipotenciários de Portugal residentes na Polónia e não residentes na Ucrânia. Amanhá, terça, seria já tarde. E então eis que "disse hoje fonte diplomática à Lusa" que "mais de cinquenta empresários vão acompanhar o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, Paulo Portas, na sua primeira viagem à China, na maior missão do género enviada àquele país nos últimos cinco anos" - de facto, Luís Amado por lá andou, em 2010, num daqueles périplos. Explicitou ainda a mesma fonte que "a maioria dos empresários já tem negócios ou contactos com a China, mas para alguns será uma estreia". Visita marcada para 1 a 8 de julho com duas esperadas intervenções do ministro - dia 2, em Xangai, no fórum "Caminho das Exportações", organizado pelo semanário Expresso, com o apoio do Barclays Bank, da consultora britânica PWC e da AICEP, e dia 4, em Pequim, num seminário económico luso-chinês.

Como sempre quanto à agenda do ministro, o site oficial do MNE é omisso, mas o dia para a fonte diplomática dizer à Lusa, convenhamos, é bem escolhido. Eficácia da fonte que sobre a eventual dimensão política da deslocação. nada diz ou pelo menos não transparece. É como se em viagem fosse apenas um super-presidente da AICEP.
Na China, Portugal tem embaixada em Pequim (Tadeu Soares) com secção consular (João Shearman de Macedo), consulados-gerais em Xangai (Moreira de Lemos) e em Macau (Manuel Cansado Carvalho), consulado honorário em Hong Kong (Ambrose So Shu Fai) e três delegações da AICEP - em Pequim (Miguel da Costa Coelho), em Macau (Mariana Tavares de Oom). e em Xangai (Filipe Fernandes da Costa), delegações estas instaladas nas respetivas chancelarias,

4 comentários:

Anónimo disse...

Na verdade, notícia mal engendrada. Certamente o ministro terá contactos políticos e, se parte no domingo, não é à última hora que se arranja qualquer coisa. Então na China! Estive lá e conheço. Duvido que o embaixador Tadeu Soares não tenha providenciado.

Ignotus

Anónimo disse...

Diplomacia económica ou relações internacionais de empresas e empresários? O senhor ministro está a confundir os planos.

Anónimo disse...

Se não fosse o Expresso a organizar esse seminário em Xangai, quem organizaria? Que empresários não-estreantes tomariam esse iniciativa, porque os estreantes vão ver e oxalá não aumentem mais as importações que as exportações...

J.

Manuel Leonardo disse...

A noticia nao esta mal engendrada ,se nao vejamos :
Com as novas leis proclamadas , "jovens emigrem ,la fora e que esta o futuro de Portugal" .... .
Deste modo so ca ficam as criancas e a terceira idade.
Os idosos com as sua famosas reformas ja nao querem trabalhar jamais .
Como todos temos que ajudar a crise , todas as criancas portuguesas irao confrontar-se com a competividade das criancas chinesas que vao crescendo com mais pratica e competencia dos seus ja longos anos na forca trabalhadora desse grande Pais e aqui os nossos governantes com as suas ideias luminosas encaminharao essa novel forca produtiva ao epogeu da nossa pre futura economia agora anunciada .
E assim se resolvera o problema que para mim ,acho que nao existe
Manuel Joaquim Leonardo
Peniche Vancouver Canada