31 julho 2013

BRIEFING da UMA " Que é das 18:00... Currículo e equipa

BRIEFING da UMA " Agora, a responder diariamente às questões, aqui passa a estar o personagem e intérprete conselheiro Marques Dieter Klaus.
" 
Quem é o conselheiro Marques Dieter Klaus
e qual é a sua equipa.
Mantenha-se atualizado!

(DECLARAÇÃO PRÉVIA) Senhoras e senhores jornalistas e de ofícios pouco correlativos, boa tarde! Antes de mais, as minhas desculpas pelo atraso. Este briefing era para ter começado às 13, são 18 e 14. Devo portanto uma explicação. Pouco antes das 13, chamaram-me a atenção, na secretaria geral, para a conveniência de vos apresentar o meu curriculum neste meu primeiro contacto convosco. Acaba por ser um bom pretexto para que esta sessão tenha alguma substância, pois, como sabem, pouco ou nada haverá para dizer publicamente nas matérias de diplomacia portuguesa, política externa, atividade e ação externa do Estado. Ainda está tudo morno…
- Posso?
- Se faz favor.
- Mas não há nada, mesmo nada nas Necessidades, e por essas embaixadas?
- Bem! Alguma coisa vai havendo, mas sem grande impacto público ou que justifique manchetes.
- Desculpe, disse manchetes ou machetes?
- Curioso. Ainda agora, em telefonema de uma capital europeia, trataram o nosso ministro como Rui Manchete. Como porta-voz, peço a vossa ajuda, sobretudo aos senhores correspondentes internacionais aui presentes, para que se dissipe esse equívoco – o nosso ministro é Rui Ma-che-te e não Rui Manchete. Mas, retomando, como sabem, nas Necessidades, esta é a hora para mais uma recomposição dos gabinetes – chefes de gabinetes, adjuntos, assessores. À exceção da comunidade migrante do senhor secretário de Estado José Cesário, é um ciclópico trabalho como compreenderão. Além disso, a prioridade para ponderar matérias deixadas pelo anterior ministro e para muitas das quais a bitola vai ser diferente. Daremos conta.
- E por essas embaixadas? Não acontece nada?
- Como sabem, a diplomacia portuguesa é muito ativa. Telefona-se muito, e-mails a dizer basta, muita troca de fotografias, preparação das visitas marcadas para 2015 e 2016…
- 2015 e 2016? Tanta antecedência?
- Com certeza, este ministério levou muito a sério a preparação da era pós-tróika.
- Isso é folclore. Diga-nos, senhor conselheiro Marques Dieter Klaus, se há matéria relevante das embaixadas.
- Olhe! Relevantíssima! Assim, por exemplo, na nossa Embaixada em Otava, no Canadá, houve um importantíssimo almoço na Residência do Embaixador Moreira da Cunha, oferecido ao monsenhor José Avelino Bettencourt, Chefe de Protocolo da Secretaria de Estado do Vaticano, natural de S. Jorge, dos Açores, mas que tem dupla nacionalidade, portuguesa e canadiana.
- Diplomacia económica?
- Essa sua observação é de uma ironia dos diabos, tratando-se de um chefe de protocolo do Vaticano. O monsenhor encontra-se de férias no Canadá e, como sabe, nos tempos que correm, tudo o que cheire a papa Francisco adorna telegramas para Lisboa.
- (Caras) Senhor conselheiro, sou da revista Caras, há fotografia desse almoço? Além disso, o que comeram à sobremesa?
Gomes da Silva, Moreira da Cunha,
monsenhor Avelino Bettencourt e Domingos Gonçalves
- Há fotografia e para si se reproduz. Quanto à sobremesa, foram servidas “vaidades com fios de ovos à moda dos querubins dourados”.
-  (Jornal Rilvas Times) Lamento dizer-lhe, senhor cosnelheiro, mas este briefing está a derivar. Pode falar do seu currículo, se não há mais nada para nos dizer?
- O que preferem? Leio em voz alta ou distribuo cópias?
- (várias vozes) Leia! Leia!
- Com todo o gosto. Como não gosto de falar de mim próprio, peço aqui ao meu assistente, adido Mikel Relvas, que vos transmita a minha biografia oficial.
- (Agência Foz) Desculpe. Antes disso, quantos assistentes tem o senhor conselheiro?
- Não há nada a esconder. São quatro os meus assistentes que tenho a honra de apresentar: adido Mikel Relvas, 1.º secretário de consulado Invicto Gaspar, conselheiro de Imprensa Asterisco Leite e assistente estagiário Pirites Pereira.
- (Jornal espanhol não identificado) Uma equipa de luxo!
- É. Passo a palavra ao senhor adido Mikel Relvas.
- (adido Mikel Relvas) Currículo oficial do Excelentíssimo Senhor Conselheiro Marques Dieter Klaus.
Franquelim de Souza Marques de Sarmento Dieter Klaus nasceu em Pedragosa em 1940. Licenciou-se em Alquimia pela Universidade de Segóvia e possui o curso complementar de Meninos de Jesus nos Retábulos Medievais Portugueses, foi atleta do Belenenses, saltador à vara do Sporting, tenista do Benfica e hoquista do Porto. Solicitador diplomático desde 1987, foi vogal do Conselho Superior de Faroleiros, com sede no Bugio, e por largos anos mecânico da cadeira de rodas dos ministros das Finanças alemães…
- (Ibidem Notícias TV) Leia a síntese apenas, por favor poupe-nos. A atividade profissional basta.
- Com certeza, passo a ler apenas esse destaque.
Atividade profissional.
Foi correspondente epistolar da Enron Corporation…
- (Borda d'Água) Não nos leia mais. Isso é longo? Dê-nos uma cópia, por favor.
- São 27 páginas.
- (conselheiro Dieter Klaus) Distribua cópias. Senhoras e senhoreas, está terminada a sessão. Até amanhã. Ah! Um observação apenas. Os nossos briefings diários serão berves, à exceção das quartas-feiras. Boa tarde!

2 comentários:

Anónimo disse...

Patético. Tudo aquilo. Eles, na foto. A substância, tudo. Uma gente que nada ou pouco faz, um MNE, de Portas a Machete (ou Manchete?) irreconhecível. Depois de Gama, foi o desastre. Seguiram-se-lhe umas mediocridades, como Martins da Cruz, Monteiro, Freitas, Amado, Portas (essa borboleta falante e irrevogável)e agora Machete.
Até ver. Haja esperança!

Anónimo disse...

A "equipa" é magnífica! Teria sido obtida pelo regime de mobilidade?