20 outubro 2015

Luso-canadiano Charles de Sousa, provável no governo de Otava

CARTA DO CANADÁ  Conservadores remetidos ao sotão

[1] À frente do Partido Liberal (centro esquerda), Justin Trudeau averbou uma maioria absoluta que remeteu ao sótão a década perdida que foram os dois mandatos do Partido Conservador, chefiado por Stephen Harper. Trudeau explicou que, para ganhar, aplicou uma receita à moda antiga: levou três anos a percorrer o país (que é o segundo maior depois da China) e a conversar com quantas pessoas foi possível, olhos nos olhos 
[2] Foi eleito um deputado luso-canadiano, Peter Fonseca, pelo círculo de Mississauga Leste. E há um ministro luso-canadiano no governo liberal da província do Ontário, Charles de Sousa, de quem se diz que fará parte do governo Trudeau. Vamos ver se Portugal terá um governo que compreenda a enorme vantagem de ter boa e estreita ligação com o governo do Canadá
Ler na íntegra na página Artigos Definidos

2 comentários:

Anónimo disse...

Pergunto-me como o ministro estadual Charles Sousa poderá vir a ser nomeado para o conselho de ministros do governo federal de Justin Trudeau.

Tradicionalmente, para se ser ministro, primeiro, tem de ser eleito deputado. O que não é o caso.

Facto é, em que já houve casos de nomeações de ministros que tiveram de passar por nomeações no Senado. Mas o processo é bastante problematico e até, sujeito a polémica.

Com tantos deputados no seu grupo, à espreita e expectativa de nomeação, não parece que Justin Trudeau adopte esta via.

Anónimo disse...

Foi também eleita deputada federal pelo Québec Alexandra Mendes. O Parlamento em Otava passa agora a ter dois deputados luso-canadianos, ambos pertencentes ao Partido Liberal e ambos nascidos em Lisboa..