25 abril 2004

3. O Bem-Amado Fundo. Embaixada em Tóquio...

E estava muito bem instalada a Embaixada Portuguesa em Tóquio (residência do enviado e chancelaria) instalada no N.º 1 da Samen-chô, no bairro de Kõjimachi-ku. Era uma vivenda esplêndida por onde tinham passado diplomatas como Tomás Ribeiro de Melo e, antes, um irmão de Aristides de Sousa Mendes (Carlos Aristides de Sousa Mendes, que chegou a fazer amizade com o imperador Hiroito).

Apesar da II Grande Guerra, tudo ia correndo o melhor possível até ao bombardeamento norte-americano de Tóquio que varreu do mapa a representação diplomática portuguesa. Não ficou pedra sobre pedra.

Terminado o conflito mundial, o Governo japonês ofereceu a Portugal terreno para uma construção de raiz destinada à futura embaixada. Como sempre, Lisboa nem respondeu.

E foi assim que a missão por onde passou Franco Nogueira, em 1945 como 2.º secretário de legação, funcionou por alguns anos em instalações provisórias – o que ainda acontecia em 1950 com o embaixador Albano Nogueira. Até que, em negócio de mera palavra, foi alugada outra mansão pertencente a um velho nobre nipónico.

Emílio Patrício, em 1952, já aí se encontrava instalado, no N.º 39 de Kamiyama-chô, no bairro de Shibuya-ku.

Com a ida do embaixador Madeira de Andrade, em 1979, a mansão passou a ser usada apenas para residência do embaixador, passando a chancelaria a funcionar, a poucos passos, em dois apartamentos do Olympia Annax.

Baltazar Moita, a partir de 1981, ainda viveu na mansão de Kamiyama-chô que em 1988 acolheu também o embaixador Mello Gouveia, ao tempo em q1eu Ana Gomes era secretária de embaixada em Tóquio.

E foi então que, já no tempo de Mello Gouveia, o velho nobre nipónico, proprietário do esplêndido palacete, morreu aos 99 anos...

Ora, tenham paciência mas vão ver como esta infausta ocorrência foi tão importante para o Fundo para as Relações Internacionais do nosso MNE!

(Segue)

Sem comentários: