16 abril 2004

Briefing. Saramago, Santissima Trindade, Credenciais

Meus Senhores e Minhas Senhoras, as nossas desculpas pelo atraso deste briefing, como sabem, diariamente marcado para as 13 horas:


1. Dificilmente Saramago a partir de agora deixará de escrever novo romance com o seguinte título: «Ensaio sobre os Rebuçados de S. Bento», desta vez não pelo voto em branco mas contra a tosse e todos os males de garganta. Como sempre, vai haver polémica só pelo título.

2.
Pai.
Javier Solana, o alto representante da UE para a Política Externa, diz que discorda «totalmente» de Durão Barroso na sequência das críticas do primeiro-ministro português à decisão espanhola de retirar as tropas do Iraque.

Filho. Brian Cowen, o MNE da Irlanda (presidência da UE), preferiu contornar a polémica reduzindo-a «assunto interno do governo de Espanha».

Espírito Santo. Teresa Gouveia usou de sábia inadvertência: «Não li as declarações do primeiro-ministro. Nós conhecemos a posição do governo espanhol, não é igual à do governo português, mas não tenho nada a dizer porque não li».

3. Credenciais. Dia 20, manhã, apresentam Cartas Credenciais a Sampaio os embaixadores da Coreia (Shim Yoon-Joe), Itália (Emilio Barbarini), Polónia (Janusz Rydzkowski) e México (Mauricio Toussaint Ribot).

Sem comentários: