09 setembro 2004

Alegado Editorial.

Sim, regresso por respeito aos Leitores.

E se querem que vos a diga a verdade, digo: não me tem apetecido mesmo nada escrever para Notas Verbais. Muito tenho pensado sobre este rumo da diplomacia portuguesa, muito me tenho preocupado com os evidentes jogos de corredor da Carreira, muito tenho discorrido sobre decisões correntes, decorrents e recorrentes de António Monteiro, e sobretudo muito me tenho divertido com alguns fretes de que se encarregaram os plumitivos de circunstância. Mas não me tem apetecido escrever mesmo nada, nem sequer me senti tentado a convocar os «intérpretes e personagens» de Notas Verbais com o já ficcionado Embaixador Agapito à cabeça.
É por respeito aos Leitores que regresso. Aliás, se há preceito ético para este tipo de intervenção cívica e livre, o preceito é este – respeito pelos Leitores, porque a generosidade de quem lê é precisamente igual ou talvez mesmo superior à de quem escreve. Quem escreve, porque escreve, é um escriba. Nada mais. Jamais será um assessor parido da subserviência.

Carlos Albino

Sem comentários: