28 setembro 2004

Briefing da Uma. Iraque, Sócrates, Sudão, Jardim e Telmo Correia

Briefing da Uma. «Uma imprudência que vinga compromete a inteligência da coragem», teria voltado a segredar Robert Mallet aos ouvidos de Telmo Correia.

1 – Iraque
2 – Sócrates
3 - Sudão
4 – Vaticano e palavra de Jadim.
5 – Telmo Correia

1 – (O Egipto anunciou a promoção de uma conferência internacional sobre o Iraque. Portugal vai estar presente, em função do seu comprometimento?) - «Pelo que se sabe, essa conferência vai ocorrer na segunda quinzena de Outubro, envolvendo o grupo dos G8 – EUA, Rússia, Itália, Reino Unido, Canadá, França, Japão e Alemanha – e, para além de responsáveis do governo interino de Bagdad, os países fronteiriços do Iraque – Kuwait, Irão, Turquia, Síria, Jordânia e Arábia Saudita. Na agenda vai estar a questão da retirada norte-americana e a viabilidade de eleições no Iraque em Janeiro de 2005. A União Europeia, como entidade, não tem bilhete de identidade nessa conferência, por enquanto e tudo leva a crer que sem identidade se mantenha e, quanto a Portugal, como diz Sampaio, essa é uma competência do Governo. Somos muito claros.»

2 – (Em matéria de política externa, sabe-se quais são as ideias de Sócrates, o novo líder do PS?) - «Sabe-se e elas foram expostas na conferência de Marraquexe onde activamente participou. Apenas não temos, infelizmente, é a cópia do discurso».

3 – (Como comenta o pedido do Alto Comissário da ONU para os Refugiados, Ruud Lubbers, para que os sudaneses se entendam?) - «Ruud Lubbers, na verdade, solicitou às partes em conflito no Sudão para ‘se sentarem à mesa das negociações e resolverem as coisas’. Depois de tudo o que se sabe sobre o Sudão, sobre a qualidade do regime de Cartum e sobre os apelos de há tantos anos que retiram qualquer originalidade ao Alto Comissário da ONU, é o mesmo que dizer ‘matem-se uns aos outros’.»

4 – (É verdade que Alberto João Jardim discursou do púlpito na inauguração da Igreja dos Álamos?) - «Pelo que hoje o jornal Público narra, será verdade e aconteceu na presença do bispo do Funchal, D. Teodoro Faria, e do pároco Manuel Luís. O bispo agradeceu os 35 milhões de euros em subsídios recebidos pela igreja nos dois últimos mandatos de Jardim. Como a diplomacia do Vaticano tem exactamente a mesma discrição que o Espírito Santo ostenta na Trindade, desconhece-se em absoluto como D. Teodoro Faria explicará ao Papa, na próxima visita Ad Limina no Vaticano, a cedência do púlpito de onde, em princípio, apenas pode sair a palavra de Deus ou a Palavra do Senhor. Notável e ficamos mais crentes.»

5 – (Telmo Correia quer acções de promoção do Turismo Português conjuntamente com a Espanha. É uma nova estratégia para acção externa do Estado?) - «Desculpem, mas essa é uma matéria sobre a qual nos vamos pronunciar na devida oportunidade. Não queremos, por ora, provocar fricções no Governo.»

Sem comentários: