28 setembro 2004

Bruxelas. «Afasta lá esse português...»

O escândalo do Eurostat, possivelmente, deverá algum dia explicar muito do que está na base do afastamento de altos funcionários portugueses dos serviços da Comissão Europeia. Estamos a chegar lá mas seria melhor que a REPER, o MNE e, naturalmente, o gabinete do PM português chegue antes de nós.

Há gente que «voou» do Eurostat para a Comissão, porquê? Porque voou, teria que ser encontrado lugar, de preferência lugar estratégico. «Afasta lá esse português...»
Como se sabe, alguns dos antigos directores do Eurostat viram-se envolvidos num mecanismo de "desvios de fundos comunitários de grande envergadura". Mas, o escândalo não se fica por aqui, chegando mesmo à cúpula de poder da Comissão que reconheceu a fraude (provocou a queda de Santar e lançou Prodi e alguns comissários para o impasse vixinho da dúvida). Perto de seis milhões euros da Eurostat – a agência que recolhe e enquadra as estatísticas da UE - desapareceram. A maior parte do dinheiro parece ter sido desviada entre 1996 e 2001. “Sabemos que muito foi gasto em viagens, jantares, equitação e voleibol”, chegou a afirmar o deputado dinamarquês Jens-Peter Bonde.

«Afasta lá esse português...» Acreditamos que o Dr. José Silva Domingos tem muito para contar sobre o seu afastamento do seu cargo de Director na DG EUROPAID.

Sem comentários: