28 setembro 2004

Nações Unidas. Assembleia Geral. Atenção pequeninos portugueses que pintam.

Para se ter uma ideia: Kofi Annan fez as contas e verificou que, só na semana passada, se encontrou separadamente com 49 Chefes de Estado, 14 Ministros de Negócios Estrangeiros e três outros Altos Funcionários. Na quinta-feira, foram vinte em fila.

A Assembleia Geral decorre, o Conselho de Segurança (sob a presidência espanhola de Juan Antonio Yanez-Barnuevo) a 11 dias das eleições no Afeganistão toma «boa nota» dos preparativos e adopta o seu relatório anual a ser submetido ao plenário, o Secretário Geral reitera a obrigação de Israel em assegurar a segurança dos civis nos territórios ocupados, a relatora especial (Yakin Ertürk) da Comissão dos Direitos Humanos encarregada da questão da violência contra as mulheres (só agora, até sexta-feira) está em visita no Sudão e o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) convida as crianças de todo o mundo... a pintarem – é o concurso «Cidades Verdejantes, aberto até 31 de Janeiro de 2005. Como os portugueses pintam muito, sobretudo a manta (diplomática, NV vão dar algumas indicações para a miudagem pintora. Nunca se sabe se o vencedor poderá sair das nossas bandas.

Muitas intervenções e de lugares logínquos da Terra, hoje, em Nova Iorque: o Presidente da Kirguísia, os MNE de Tonga, da Tunísia (em nome do Grupo Árabe), do Butão, do Togo, de São Kitts e Nevis, do Mali, da Etiópia, do Níger, das Ilhas Comores e ainda o chefe da Delegação da Palestina, havendo mais - São Marino, Brunei, Nepal, Moldova, Ilhas Salomão, Ilhas Mauirícias, Papua-Nova Guiné, Vanuatu, Camarões e Uganda.

Sem comentários: