13 outubro 2004

«Ciclópicos trabalhos». Para Outubro, Novembro e Dezembro.

Sim, de imediato, mal Santana Lopes desapareceu da pantalha, a tentação foi para pôr em nota: «Sem comentários» ou «Dispensa comentários». Seria desprimoroso, não o fizemos.

E agora, um pouco à distância?

Bem, agora, nas matérias que nos dizem respeito, recapitulemos o que o primeiro-ministro Pedro Santana Lopes disse em substância e que é o seguinte:

1 – Assim: «Sei muito bem da importância da estabilidade institucional, da necessidade de os Órgãos de Soberania falarem, em nome do Estado, a uma só voz, como sei da relevância que essa concertação tem na credibilidade externa de Portugal» e que «o Governo saberá a cada momento, como é natural, fazer a avaliação dessa estabilidade que, estou certo, será sempre preservada.»

2 – Assim mesmo: «Leio diariamente os telegramas das nossas embaixadas que informam sobre as posições dos governantes dos países onde estão sedeadas. Sei, por isso, que uma qualquer descoordenação nas posições dos Órgãos de Soberania de Portugal é sempre avaliada por outros, não ajudando à imagem do País e à defesa dos interesses portugueses. Pela minha parte, e como sabem, sempre que me pronuncio publicamente, exprimo convergência e nunca divergência com os outros Órgãos de Soberania. Não tenho dúvidas de que o interesse nacional assim o aconselha.»

3 – Que «nos próximos dias, nas próximas semanas, nos próximos dois anos, assuntos fundamentais para Portugal serão decididos. Vários Conselhos de Ministros e Conselhos Europeus de Chefes de Estado e de Governo terão lugar nos próximos meses. No final desde mês, a 29 de Outubro, será assinado em Roma o Tratado Constitucional da União Europeia. Entretanto, estamos neste momento a negociar arduamente os recursos financeiros para 2007 - 2013 no contexto da União Europeia. Depois da Cimeira com o Governo de Espanha, no próximo mês irá realizar-se a Cimeira com o Governo de Marrocos e, em Dezembro, a Cimeira com o Governo francês.»

  • Quanto ao ponto 1, a inusitada auto-justificação de Santana Lopes será até normal quando um primeiro-ministro, à falta de legitimidade de título, tenha que fundamentar uma legitimidade apenas de exercício. Se foi para ajudar a credibilidade externa do Estado Português, Santana lopes em nada ajudou. As chancelarias estrangeiras sedeadas em Lisboa também enviam telegramas... Enviaram, e uma delas que tal como no slogan costuma estar «mais perto do que é importante» registou aquela nuance das legitimidades.

  • Quanto ao ponto 2, os telegramas das embaixadas (as nossas). Que o primeiro-ministro os lê, deve ler ou pelo menos tome conhecimento da substância (tem assessores para isso)pois que novidade há nisso? Ou quereria Santana Lopes sugerir que é Sampaio que não lê os telegramas dos quais recebe também uma cópia? Sim, é verdade que Sampaio já teve excessos de europeísmo contraditório… Mas Santana Lopes quando falou em telegramas não terá querido antes referir-se às informações das embaixadas por ofício e ao gabinete a que o PR não tem acesso e que é um artifício que em nada ajuda a «convergência»?

  • Quanto ao ponto 3, sobre «os ciclópicos trabalhos» para os próximos dois dias, semanas e dois anos… Oh! Como vai ser difícil, tremendamente árduo, arriscado e custoso assinar em Roma, o Tratado da EU, no final de Outubro! E a Cimeira com Marrocos, em Novembro! E com a França, em Dezembro!
  • Sem comentários: