1 – Arafat.
2 – António Monteiro
3 – Seixas da Costa
4 – Cavaco
5 – Guterres
6 – Constituição Europeia/Referendo
7 – Turquia
8 – Fernando Lima
9 – António Carneiro Jacinto
1 (Arafat morreu e não há Nota Oficial) – «É verdade. Até agora não houve Nota Oficial nem do MNE nem da Presidência da República. Nota Oficial com o preto no branco.»
3 – (O senhor foi muito duro para Seixas da Costa e pouco ou mesmo nada claro nessa guerra com Martins da Cruz… Pode explicar?) - «Sobre a questão do Médio Oriente, mais precisamente sobre a questão Israel/Palestina, vamos ser claros: não há processo de paz em curso, por muito que isso custe à União Europeia que anda mal com os palestianos por amor aos judeus e mal com os judeus por amor aos palestinianos não se percenedo por isto porque insistem em manter um ‘representante especial’ para o processo em curso… Possivelmente Seixas da Costa já saberia isso em Junho de 2002, mas só ele é que pode responder e não Notas Verbais. Quanto à guerra púnica, naturalmente que – conceda-se – manda a prudência avaliá-la à luz de quem primeiro abriu as hostilidades, crendo que é sobre o ‘agressor’ que devem incidir as críticas. Possivelmente Martins da Cruz foi cartaginês demais e Seixas da Costa… romano. Pondo o preto no branco, ganhou o romano mas o Mediterrâneo e até mesmo os Alpes ficaram com mais ruínas.»
4 – (Cavaco, enfim, grande entrevista a propósito da queda do muro. Notas Verbais nem uma vírgula destinaram ao evento…) - «Tem razão, foi um evento e não mais. E como sabe os eventos portugueses resultam sempre da luta entre as grandes agência de comunicação.»
5 – (Guterres, também enfim, vai reaparecer na política interna. Vai destinar a esse grande evento alguma vírgula?) - «Tem razão, será um evento e não mais. Aguardemos que Guterres explique porque foi Pilatos no referendo do aborto, porque foi Caifás a propósito da regionalização, Anás nos orçamentos limianos, Lázaro na política de comunicação social e Monte das Oliveiras no abandono do governo. Será um evento e não mais.»
6 – (Também não tem dito nada sobre o referendo da Constituição Europeia…) - «Depois de ouvirmos Jorge Sampaio repetidamente sobre esse matéria, apenas esperamos que, um dia destes, a folha oficial publique um decreto presidencial que obrigue todos os portugueses a dizer sim. Não tardará muito.»
7 – (E sobre a Turquia, Notas Verbais nem tugem nem mugem. É demais!) - «A Turquia ainda vai ser um dia a nossa imensa Ilha da Madeira! Por ora, nada mais temos a acrescentar.»
8 – (O que pensa sobre Fernando Lima?) – «Santo Deus! Que pergunta! Fernando Lima está muito aquém de António Ferro! Perguntas dessas apenas se fazem para além de António Ferro! Até Cavaco Silva sabe isso e você não sabe?»
9 – (O porta-voz oficial das Necessidades anuncia briefings sobre política externa. Notas Verbais vão levar tremenda machadada.) - «Qual machadada! Os briefings do porta-voz do MNE, António Carneiro Jacinto, serão apenas quinzenais, já a partir de 17 de Novembro.»
Sem comentários:
Enviar um comentário