21 abril 2005

Despacho da noite. Freitas/Rice, o tema dominante

Actualidade diplomática

Paz na terra. Entre Freitas e Condolleezza. Foi o tema dominante, hoje (21), na chancelaria portuguesa. O ministro Freitas do Amaral e a secretária de Estado norte-americana Condoleezza Rice, arrumaram de vez com os equívocos ao trocarem aceitando reciprocamente convites para visitas oficiais, num encontro à margem da reunião ministerial da NATO em Vilnius (Lituânia). Obviamente que Washington sabe de há muito que Freitas é crente confesso do multilateralismo e que radiante está com a recente e gradual conversão de Bush...

Porta-voz. Inesperado. O jornalista Juan Frisuelos, delegado da agência EFE em Lisboa, não hesitou. Consabidamente Juan Frisuelos é um monumento à cordialidade mas o ar grave e sério com que inaugurou o jejum das seis perguntas que se permitiu serem dirigidas a Freitas do Amaral, naquele primeiro encontro formal do MENE com os jornalistas acreditados nas Necessidades, o delegado da EFE quase sugeria a iminente abordagem de algum melindroso e inesperado diferendo peninsular… Mas não! Juan Frisuelos felicitou Freitas do Amaral por ter designado ou reconfirmado Carneiro Jacinto nas funções de Porta-Voz das Necessidades. E a anuência foi tão geral na Cozinha Velha que Freitas, sempre bem disposto e mais leve que um tratado por cumprir em África, viu-se obrigado a ser, por uns breves instantes, porta-voz do Porta-Voz: «Designei Carneiro Jacinto não porta-voz do Ministro mas Porta-Voz do Ministério». É o que foi dito e é isto, em funções que, no passado, chegaram a suscitar muita presunção e água benta.

Pontos de vista. Entre Excelências. E assim ficámos a saber oficialmente, nesta semana, que «os Secretários de Estado dos Negócios Estrangeiros de Portugal e de Cabo Verde concordaram em explorar novas formas para reforçar e consolidar ainda mais o excelente relacionamento bilateral já existente e procederam ainda a uma troca de impressões sobre diversos temas da actualidade internacional, tendo-se verificado uma significativa coincidência de pontos de vista»… Naturalmente que quem recebe esta grande novidade não pode deixar de concordar com os dois secretários de Estado dos pontos de vista e das significativas coincidências!

Diplomacia do através. Grande regozijo. Mas também ficámos oficialmente a saber que «Na sequência do convite da Mairie de Toulouse e do Ministério da Cultura de França, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, através do Instituto Camões, o Ministério da Cultura, através do Instituto Português do Livro e das Biblioteca, o Instituto das Artes e o Gabinete das Relações Culturais Internacionais, a Câmara Municipal de Lisboa, através da sua Vereação da Cultura e a Embaixada de França em Portugal, através do Instituto Franco-Português, regozijam-se pela participação conjunta neste primeiro festival da palavra “Le Marathon des Mots”, a realizar em Toulouse»… Resta saber é se o regozijo foi expresso através de gargalhada sonante, através de sorriso rasteiro ou através de protocolar mesura. Mas que foi de certeza através, ah! lá isso foi mesmo através!


TOME NOTA: A Feira do Livro Gulbenkian decorre de 26 de Abril a 8 de Maio, na sede da Fundação, em Lisboa. A Feira estará aberta todos os dias, das 12:00 às 22:00, excepto no 1º de Maio. Não precisarão os diplomatas e especialistas do MNE que se lhes lembre que por lá estarão dezenas de títulos de relevante interesse para as funções que desempenham... Para NV há pelo que lá iremos!

Sem comentários: