05 maio 2005

Briefing da Uma. Os barómetros NV.

Briefing da Uma. Foi Jacques Deval quem observou que metade da vitória está na escolha do campo de batalha, a outra na escolha do momento…

1 – Vitória verbal de Freitas
2 – CPLP…
3 – Freitas/Brasil

1 – (Qual o resultado dessa pepineira do Barómetro NV sobre o ultimato de Freitas à União Europeia?) – «Meu caro senhor, você é correspondente do jornal Figaro de Benguela e dobre a língua – o uso de termos como pepineira só é admissível na cobertura de acontecimentos como o do encontro amistoso de Eduardo dos Santos e Chavez. Quanto à questão que levantou – os resultados do barómetro que ontem terminou - à pergunta sobre se Freitas do Amaral fez bem com a ameaça de bloqueio ao Orçamento da UE, responderam Sim, 77.78 % - maioria absoluta, portanto. Indiferentes revelaram-se 13.33 %, e com um «Fez mal» responderam 8.89 %. Não é uma vitória parlamentar do Ministro, mas que é uma vitória verbal, lá isso é…

(Desculpe o uso da palavra pepineira, foi uma questão de lusofonia…) - «Está desculpado. Na verdade o pepino é o nono estado-membro da lusofonia, desta vez está desculpado.»

2 – (Qual a sondagem que se segue?) - «A próxima sondagem que, mais minuto menos minuto, vai ser aberta, é precisamente sobre a lusofonia. A questão é esta – A CPLP existe?»

(Claro que existe…) – «Não comentamos, enquanto a sondagem decorrer. Respondam.»

3 – (E não diz nada sobre Freitas e o Brasil?) - «Sobre isso, Seixas da Costa não tem dito tudo e mais alguma coisa? Meus senhores, boa tarde e até ao breefing de amanhã. Um dia, os Sem Terra ainda vão ocupar uma fazenda para aí instalarem o Instituto Internacional da Língua Portuguesa que precisa, pelos vistos, de fazenda.»

Sem comentários: