O pior é quando o diplomata acha que é o inventor do conflito...
- Manuel C Paleólogo©
- Rui Gonçalves Monteiro, secretário de embaixada, cônsul geral em Valência (Venezuela)
- Tiago Cabrita de Sousa, secretário de embaixada, nos serviços para os Assuntos de Segurança e Defesa
- COMO O TEMPO PASSA. E não passa mal porque tem que passar. Neste dia, há 32 anos - era MNE, Melo Antunes (1976) - entraram formalmente para a carreira como adidos:
Margarida de Araújo Figueiredo; Mário Godinho de Matos; José Manuel Santos Braga; António da Silva Sennfelt; Joaquim Ferreira Marques; Anabela Mourato Cardoso; João Manuel Perestrello Cavaco; João Laranjeira de Abreu; Teresa Reis Poças; Pedro Santos Gomes, e Manuel dos Santos Cardoso
- OLHA QUEM FOI MINISTRO Pois foi quem não chegou a ser: Albano Portugal Durão, pois não chegou a tomar posse, embora em alguns sítios se escreva que que foi mesmo MNE entre 1 de Julho e 1 de Agosto de 1925, no governo de António Maria da Silva - se esta for a verdade, como diria o embaixador Fernando Castro Brandão, teremos que anatemizar persistentemente a cronologia oficial do MNE... Em todo o caso, nas Necessidades, um ministro chamar-se Portugal e além disso Durão, sempre significa alguma coisa.
- Albano Portugal Durão, natural da Sertã, foi militar (chegou a capitão-tenente em 1918) mas virado para empresas seguras: administrador dos Transportes Marítimos do Estado e da Companhia da Zambézia, membro do Conselho Fiscal do Banco Industrial Português, director de Minas em Tete e inspector-geral da Zambeze Mining Company. Membro do Partido Republicano Português, foi ministro da Agricultura (governo de Bernardino Machado, 1921), defensor do modelo intervencionista nas trocas comerciais externas. Passou também pelas Finanças (em governo de António Maria da Silva, 1922) sendo dele o decreto que obrigava os exportadores a entregar as cambiais às entidades bancárias, reservando-se o Estado metade das mesmas. Em 1924, ano anterior em que foi e/ou não foi MNE, Albano Portugal Durão fora nomeado alto-comissário em Angola, mas também não chegou a tomar posse do cargo, exercendo o lugar de vogal da Comissão Executiva da Conferência da Paz.
Sem comentários:
Enviar um comentário