09 novembro 2009

DADOS LANÇADOS q Péssimo retrato

DADOS LANÇADOS q Ministério e Ministro, debate.
Do Notador Olímpio da Silva, cons-emb

Todos conhecemos as características pessoais e profissionais do embaixador Vasco Valente, um homem de Estado, extremamente dedicado, trabalhador incansável, mas que representa uma visão corporativa e de gestão diplomática clássica que choca com a modernização da administração pública e com os preceitos mais elementares da gestão actual. Todos nós sabemos que no MNE, quer nas direcções-gerais, quer nas embaixadas, quer nos consulados, nunca foram implementados métodos de gestão isentos, modernos, rigorosos e eficientes.


A chamada "herança administrativa do MNE", sempre privilegiou o jogo de interesses, o culto das personalidades, a intriga e a percepção generalizada de que são as regras que têm que se adaptar ao MNE e não vice-versa (por isso o MNE perde constantemente em tribunal). Por consequência, multiplicam-se os processos judiciais e as críticas à falta de isenção das decisões do Secretário-Geral. O mesmo se passa em relação às controversas promoções a ministro plenipotenciário, às decisões favoráveis em matéria de recursos financeiros, à falta de incentivo geral dos funcionários, à má gestão de verbas, à má gestão do próprio Gabinete do Secretário-geral e do Departamento-Geral de Administração, enfim a todo o crescente caos reinante no MNE.

TEXTOS PARA DEBATE - Enviar com endereços válidos para (basta clicar) → notas.verbais@gmail.com . O pedido de anonimato é respeitado. Para publicação é considerada a matéria útil cujo teor suscite esclarecimento no interesse público e não ofenda a honra de terceiros.

Sem comentários: