20 agosto 2010

Fala quem sabe: João Santos Lucas


Pois sobre como é isso de Singapura (onde Portugal abriu embaixada e tem delegação da AICEP), perguntámos a João Santos Lucas, consultor aí radicado e que conhece aquilo como a palma das mãos.

E então, disse-nos:


    Neste segundo trimestre de 2010, o Portugal letárgico cresceu apenas 0,2% em relação ao primeiro trimestre do ano, quando a economia alemã veio já dar sinais de alguma vitalidade, crescendo 2,2% em relação a igual período.
    Vai longe o tempo em que a dimensão do pais, ou da sua economia, era usada para justificar o injustificável.
    O Portugal pequenote e pobretana tentava então deixar passar a ideia que se fosse grande outro galo (de Barcelos!) cantaria.
    Pois pequeno na dimensão é Singapura (697 km²), cujo território não chega a um terço do distrito do Porto (2.395 km² ).
    No segundo trimestre deste ano, o produto da cidade-estado, com uma população activa de 3 milhões, cresceu 24% em relação ao primeiro trimestre. E cresceu 18,8% em relação a igual período do ano anterior. As previsões apontam para um crescimento do produto, em 2010, entre 13 a 15% (certificar http://www.singstat.gov.sg/news/news/gdp2q2010.pdf).
    Entre Janeiro e Junho de 2010, Portugal exportou 17.644 milhões de euros. Entre abril e junho de 2010, Singapura exportou 69.160 milhões de euros, dos quais 24.660 milhões de euros em produtos não petrolíferos (non oil exports) e 33.038 milhões de euros de reexportações (euro=1,738 dólares de Singapura).
    Um bom Ministério da Economia apresenta periodicamente uma análise objectiva e aprofundada da evolução da situação. Escute-se o relato relativo ao segundo trimestre deste ano: http://media.internet.gov.sg/mti/Q210QES.mp3
    Não se tratando de milagre, um tal sucesso só pode ser atribuído ao seu bom Governo e ao seu excelente sector privado, banca incluída. Pena é que as exportações portuguesas para Singapura continuem...em declínio! Mais palavras para quê?
    João Santos Lucas

Sem comentários: