- QUESTÃO DE GÉNERO Dá hoje a folha oficial conta, Jaime Gama aprovou por despacho de 24 de Junho, o regulamento do Representante Permanente da Assembleia da República junto da União Europeia. Pela lógica, deveria designar-se por REPER/AR, ou então REPERPAR, ou até mesmo REPERSBENTO caso se quisesse evocar o santo que dá nome mas jamais deputou e muito menos delegou. Mas não! Segundo o regulamento, o representante chama-se Antena e no masculino - exactamente «O Antena». E então ali temos «As competências do Antena», que «O Antena deve promover e facilitar...», que «Para o efeito, o Antena deve, designadamente...», que «O local de trabalho do Antena é no edifício do Parlamento Europeu...», que «O Antena está sob a superintendência directa e exclusiva do Secretário-Geral da Assembleia da República...», que «O Antena tem os mesmos deveres que...», é O Antena, portanto, apesar dos dicionários, num total consenso ortográfico, registarem a palavra como um substantivo feminino, quer se trate de um «apêndice cefálico, tipicamente alongado ou filiforme que os animais de alguns grupos possuem e que funciona, epecialmente, como órgão do tacto e do olfacto», quer se trate de «condutor eléctrico utilizado em radiotecnia para a irradiação ou captação de ondas», pelo que quem tem as antenas, é antenado ou antenífero, aqui sim, podendo ser no masculino mas também no feminino - antenada ou antenífera...
Ler o regulamento d'O Antena que pode vir a ser mulher... → AQUI
- MINISTROS PLENIPOTENCIÁRIOS E aqui temos os despachos conjuntos do primeiro-ministro e do ministro de estado e dos Negócios Estrangeiros (de 23 de Junho), promovendo quatro conselheiros à categoria de ministros plenipotenciários, o que já não será novidade em NV, mas parecendo que falta um para serem cinco:
- Jorge Roza de Oliveira
- Maria José Morais Pires
- Fernando Alberty Tavares de Carvalho
- Jorge Ryder Torres Pereira
- NOMEAÇÕES Não sendo também grandes novidades, a folha oficial faz faz vigorar e publica as notas curriculares, o que é saudável e previne as gripes):
- Eunice Paiva Santos, nomeada chefe de divisão de Acção Cultural Externa do Instituto Camões
- Zélia Matias Beja Madeira, chefe de divisão de Leitorados e Centros de Língua Portuguesa
- Cristina Pinto Faustino, chefe de divisão de Programas e Acordos Culturais do Instituto Camões
Apesar da máquina ser lenta, quanto a Ases de Espadas, vá lá: hoje → ♠.
(De 1 a 5, ou de ♠ a ♠♠♠♠♠ )
Sem comentários:
Enviar um comentário